quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Uma Casa de Cultura encantadora

Há alguns anos atrás estive visitando a Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre. Situada em um antigo hotel no qual o poeta viveu por muitos anos, lá é possível visitar o próprio quarto de Quintana, da maneira como ele o deixou pouco antes de falecer, inclusive com escritos pela mesa – muito inspirador!

Periodicamente há exposições de artistas plásticos, assim como de fotógrafos – das últimas que estive lá visitei diversos espaços artísticos. Em seus muitos andares, encontramos salas de exibição de cinema, bibliotecas e acervos, museus, teatro, oficinas, entre outros. No último andar - e terraço - está localizado o Café Santo de Casa, no qual são servidas deliciosas refeições de café e chá da tarde.
As paredes do térreo eram pintadas com os pensamentos de Quintana, e nesse andar havia uma lojinha onde era possível encontrar artigos e souvenires como blocos, canetas, lápis, bolsas, entre outros, com frases do poeta “gravadas” (não preciso dizer-lhes que adquiri muitos deles, certo?!). Hoje em dia, outra loja substituiu à original, e, por enquanto, vende artigos com frases do poeta como canetas e camisetas.
Há também na Travessa dos Cataventos (localizada no térreo da Casa de Cultura), o Café dos Cataventos, com mesas ao ar livre – muito simpáticas - e onde ocorrem apresentações musicais.

Quando estiver em Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana é um local que merece ser visitado, pois mesmo que você não conheça as obras dele, irá se encantar com os ares do local, onde estará conhecendo Quintana quase que pessoalmente, e não vai deixar de ler uma frase que seja do poeta – e quem sabe sair recitando-as por aí?
Se quiser saber mais sobre a CCMQ visite: http://www.ccmq.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...