segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Escrever é fácil?

Olá!
Trouxe-lhes mais um texto crítico.
O poeta Pablo Neruda uma vez afirmou “Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio, você coloca as idéias.”
Isso, nem sempre é verdade. Claro, é uma maneira prática de colocar, mas, existem certas “pré-definições” para se escrever um bom texto, e muitos consideram necessário ter um “dom”.
Uma história ou um texto não escreve a si mesmo, tem que haver a idéia do autor. É algo engraçado e meio que óbvio de se pensar. Porém, para que um texto seja construído, tem que existir a inspiração. Tudo bem, não exatamente para “ser construído” mas sim para ser bem escrito e ter um conteúdo eclético.
Não adianta alguém pedir a alguma outra pessoa que escreva um texto com tema tal e prazo tal, que esse não sairá dos melhores, talvez a mesma utilize bases em idéias de outros ou, pelo menos, não será o que quem escreveu realmente desejava expressar. (Seria o mesmo que pedir a um artista plástico que fizesse um quadro, uma escultura ou obra com certas especificações - cor, imagem e cada mínimo detalhe já definidos. Também não funcionaria!)
Casos assim são freqüentes em redações de vestibular: o candidato faz o melhor que pode, escreve sobre o tema determinado, mas, nem sempre é uma das melhores redações que são escritas por ele. Claro, há suas exceções, e, a pessoa estando inspirada e bem informada sobre o assunto, realmente terá escrito um texto digno de um bom autor. Muitos dizem que em situações desse tipo vale a sorte e o fato de, certamente, o nervosismo da pessoa não atrapalhar no raciocínio, mas é difícil crer nisso.
Quando alguém escreve algo, normalmente acaba surpreendendo a si mesmo, ou, até, conhecendo-se melhor. Mas, para escrever bem, deve-se ler muito, e estar sempre “antenado” a assuntos do cotidiano. Um pouco de ficção também não faz mal a ninguém, e até pode lhe dar um incentivo para criar uma idéia nova ou pôr seus pensamentos no papel. Experimente!

5 comentários:

Etc e tal disse...

Vitória, muito lindo este texto. Pessoas como você, já nascem com capacidade para lidar com as letras. Aos poucos vão acrescentando conhecimento, ligando as "antenas", observando, ampliando conhecimentos, lendo muito, lendo tudo, selecionando, absorvendo o mundo a seu redor, para depois derramar tudo em poesias. Você esta no inicio de uma estrada que tenho certeza será sempre florida.........Parabéns!!!!!!!!!
Vitória, se eu já me atrapalhava com a ortografia antiga, imagine como estou me sentido escrevendo para uma escritora...........
Bjus
Nara Leane

Unknown disse...

VITÓRIA ,QUERIDA!!
É SEMPRE UM ENORME PRAZER LER E OUVIR AS COISAS LINDAS QUE TU ESCREVES.
ESTAVA MORRENDO DE SAUDADES E VINDO AQUI
PUDE MATAR UM POUQUINHO ,PELO MENOS ,DESSA SAUDADE IMENSA.
BEIJOS MIL DE QUEM TE ADORA E JAMAIS TE ESQUECERÁ.
DENISE

Nômades pelo mundo. Marina e Edison. disse...

Vi, para escrever é preciso ter a sua alma delicada de artista! Beijos, Tia Marina

Prof. Fernando Guilger disse...

Escrever e ler...
Não é um dom...
Eu diria que exitem poucos dons de fato.
Conhecimento e habilidades são coisas que se conquistão, e dependem muito de nossa vontade. Por isso a inspiração é um fator crucial.

Luan Scriva disse...

Nossa, olha só quanto tempo desde há postagem. Um belo texto, foi muito digno de ler e não poderia deixar de comentar.
Um abraço, bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...