terça-feira, 1 de março de 2011

Sobre redes sociais

Se você não teve a oportunidade de ler meu texto no blog da Megazine - O Globo, veja a seguir. Espero que goste!

Obrigada a todos que comentaram!

Por ser um assunto um pouco contraditório e até mesmo polêmico, aguardo, também, suas opiniões aqui no blog Conversa com a Autora. Elas são positivas ou negativas em relação às redes sociais?


Sobre redes sociais

No mundo contemporâneo, as redes sociais têm ganho cada vez mais espaço na vida das pessoas. As relações de amizade e amor estão mais corriqueiras e, por vezes, perdem o sentido. As pessoas não se encontram mais, falam-se somente online e não chegam a se conhecer a fundo, criando um saber superficial do outro. Buscam, frequentemente, o agora.
O fato de “aproveitar o momento” - como há muito prega o “carpe diem” -, apreciar as pessoas que vêm a conhecer e o espaço onde se está têm cedido lugar à necessidade de divulgar essas informações. Onde se está e o que se está fazendo é o que chama a atenção. O agora tem sido mais importante do que o passado ou o futuro, o que se fez e o que se vai fazer. O que importa é o hoje. Não as causas e, certamente, não as consequências. Somente importa o fato em si e o que você está pensando em certa hora do dia. Afinal, para que aprofundar um assunto quando você pode ser sucinto e objetivo?

Isso vale para relações sociais também. Estar online todos os dias é necessário. Apesar dos outros saberem, pelas redes sociais, de tudo um pouco o que acontece em sua vida, ainda é a melhor forma de conectar-se com outras pessoas à distância.


3 comentários:

Lucinei Campos disse...

As redes sociais, por acreditarmos que estamos todos ligados, acabamos ficando longe de tudo.

Jane C. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jane C. disse...

Eu adoro redes sociais,quando elas funcionam como integradoras entre pessoas. Por exemplo, o Orkut: através de comunidades encontrei pessoas com gostos em comum, dali fiz amizades, estas se estenderam a relações fora do mundo virtual visando debater o que tínhamos em comum,então ramificaram para relações de vários outros tipos e assuntos...Enfim, um mundo vasto, em que o Orkut foi apenas o primeiro passo.Tem o Twitter,cujo formato facilita que possamos expor ideias,desde as inúteis até as interessantes,e assim mantermos contato constante com as pessoas,e quando entramos em contato "ao vivo" podemos dar continuidade a conversas nascidas ali.Já outras,que têm como base o imediaditismo e os joguinhos,não me atraem,pois tudo é muito passageiro e superficial,e na maioria das vezes dispensável.
Gosto muito das redes sociais,elas me aproximam das pessoas muito mais do que afastam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...