sexta-feira, 11 de março de 2011

Estado de espírito: ansiosa

A ansiedade é um sentimento traiçoeiro. Que nos testa, nos domina e nos faz mais humanos. 
Quando pensamos que tudo está bem, quando nos conformamos com o que está por vir, a ansiedade aparece e traz consigo a sensação de que o mundo vai cair sobre nossas cabeças. 
Também chamado de aflição, esse estado emocional, no entanto, não é de todo ruim.
Ele antecipa fatos, ideias e pensamentos, a hipótese do que pode ou não acontecer, e, com ele, vem o nervosismo, o temor do inesperado e o famoso friozinho na barriga. 
Quando admitimos que ele está presente em certo momento, nosso coração dispara e os nervos ficam à flor da pele. Ainda assim, o sentimento prega peças, dá sustos e faz você agir com a emoção. Agir sem pensar em qualquer consequência. Agir e, talvez, se arrepender depois.

Ah, a ação. Tudo aquilo que teríamos o mais livre arbítrio para fazer, é tomado de nós em meras frações de segundo.
Parece até que a ansiedade impede que ajamos da melhor forma para nós mesmos, que pensemos no que é certo ou o que é errado, dando arrepios na espinha e congelando o corpo, os músculos e acelerando os batimentos cardíacos. Bem similar ao que ocorre aos apaixonados.
Só mesmo uma descarga de adrenalina para nos fazer sair do lugar e ir encarar o mundo. Ou, talvez, um "empurrãozinho" de alguém amigo, que também funciona.

Por mais que muitas vezes seja confundida, ansiedade, porém, não é medo. Ansiedade é vontade.
Vontade essa associada a uma série de eventos futuros dos quais você pode ou não ter o controle. A ansiedade é corriqueira e, ainda assim, presente nos mais diversos momentos. Ela nos faz sentir-nos mais vivos, mais jovens e revigorados. Muitas vezes, quando ansiosos, queremos ficar sozinhos em nosso canto. Em outras, queremos esbravejar para o mundo, pular o mais alto possível e correr quilômetros.

Ansiedade nunca vem sozinha e, sempre, sempre tem um motivo. Ela aparece a qualquer  momento, em qualquer lugar. Ela é... incontrolável e inconstante.
Tal sentimento pode ser inesperado, pode vir com o temor de algo futuro, pode vir acompanhado da paixão, do desejo e da falta da razão. 
Quando se está de TPM, quando se tem uma prova no minuto seguinte, quando se tem uma entrevista de emprego, quando se vai a uma montanha-russa ou deseja pular de bung jump, quando se quer escrever mas a criatividade sumiu, quando enfrentamos o desconhecido, quando se ama, quando se odeia, quando vivemos intensamente. É aí que ela está presente.
Se és humano, caro leitor, certamente a conhece. A ansiedade faz bem, na medida certa, como tudo na vida. Não a rejeite, pois ela pode ser muito menos traiçoeira se simplesmente aceitarmos sua presença em nosso dia-a-dia. Difícil, mas necessário. 
Olhe-se no espelho e grite o mais alto que puder: "Hoje eu estou ansioso!". Certamente o fará se sentir melhor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...