terça-feira, 1 de março de 2011

E o Rio de Janeiro continua lindo...

Hoje, dia 1º de março de 2011, a cidade do Rio de Janeiro completa 446 anos! E resolvi homenageá-la.

Apesar de não ser minha cidade natal, considero o Rio de Janeiro o local onde encontrei meu lar. Mesmo eu às vezes sentindo falta das pessoas que conheci e criei laços nos outros lugares do país, e me considerar sortuda por ter um pouquinho de mim em algumas partes do Brasil - seja por ter estado lá muitas vezes, seja por ter parentes amados por diversos estados -, o Rio é uma terra que me encanta.
Terra essa maravilhosa que canta, encanta e inspira tantos artistas mundo afora.

Cidade praiana, que tem mar, baía e lagoa. Rio 40 graus, onde sua temperatura reflete todos os dias o grau de alegria de seus moradores, festeiros, sonhadores e apaixonados. Cidade que tem problemas, como todas as outras, mas muitas soluções também. Cidade turística, que tem história e tem arte, repleta de monumentos, música boa, dança e sorrisos. Cidade do samba, do funk, do rock, do pop, da mpb e do eletrônico. Cidade do futebol. Dos cariocas da gema, dos praianos, dos baladeiros, dos caseiros e dos estudiosos, sim!
Lar dos jovens e dos velhos, da juventude que não tem idade. Cidade que tem verde ao lado do cinzento. Mistura do urbano com o natural. Uma junção bem brasileira.
Rio de Janeiro, uma vez capital desse país que mais tropical, impossível. Sede de uma das maravilhas do mundo contemporâneo, o cartão postal da cidade, o Cristo Redentor, "braços abertos sobre a Guanabara". Sede de arquiteturas históricas, do Pão de Açúcar, das praias mais famosas do Brasil, cidade que em cada canto tem um pedacinho de história, tem uma lembrança dessa mistura de raças, classes e povos que caracteriza ser brasileiro.
Seja o dia no Rio, seja a noite no Rio. Iluminado pelo Sol ou sob a Lua. Não importa. O Rio de Janeiro continua lindo.




*para quem não conhece ou quiser ouvir de novo, aqui está o vídeo do "Samba do Avião", música de Tom Jobim sobre o Rio de Janeiro, na qual há o famoso verso "Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara".

Um comentário:

Lucinei Campos disse...

O Rio para alguns aspectos não deveria ser o mesmo! Mas a poesia ainda sim é linda!

Muito bom o texto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...