domingo, 25 de outubro de 2009

Crônica: Férias dos meus sonhos?

Era noite de lua cheia e eu estava na casa de campo de meus tios, passando o veraneio.

Os amigos de Cathy, minha prima, estavam todos lá, assistindo "Lost" e dizendo que seres estranhos iriam aparecer de repente. Não no filme, mas lá, no bosque ao lado da casa deles! Aquele no qual eu passava as tardes lendo a sombra de uma das árvores. Dá pra acreditar?!

Está certo que eles levam em consideração que sou uma pessoa urbana e então, ficaria temerosa ao ouvir isso, pois sempre dizem "você nunca sabe o que vai encontrar na mata à noite!". Mas eu nunca havia acreditado realmente em mitos e lendas, e muito menos que lobisomens existissem! Animais selvagens até acredito, mas mamãe - que quando pequena frequentara essa região - me disse que lá era tranquilo e eu iria a-do-rar passar um tempo com minha família distante. É. Certo. Com eles, sim, com certeza, mas não tinhaque ficar aturando os amigos debochados - não eram todos assim não - de Cathy, tinha?!


Tudo bem, no cinema a gente "deixa-se levar" pela fantasia para dentro das histórias, assim como nos livros, mas, fala sério, na vida real?

Minha prima disse que eu estava sendo incoerente "Você diz que não acredita nessas lendas e nem em seres mitológicos, mas vai dizer que acredita em alma gêmea e amor verdadeiro?"

Ah, o que ela estava pensando? Eu creio mesmo nisso, e sim, sou uma pessoa romântica! Ela não, pois deve ter um namorado novo a cada três meses (sendo que naquele exato momento encontrava-se solteira, mesmo que estivesse abraçada com um loirinho fofo).

Quando o episódio terminou, o pessoal resolveu pedir uma pizza, e, enquanto esperávamos que John (descobri que esse era o nome do loirinho) e Marc fossem buscá-la, fomos à varanda.

Conversamos adversidades, mas um dos garotos continuava insistindo na tal história da lua cheia, e eu já não aguentava mais.

Os outros voltaram e quando o fizeram ouvi um uivo vindo do bosque à nossa direita. Fala sério, só podia ser brincadeira. Ou eles estavam me pregando uma peça ou algo realmente estava acontecendo. E não tinha nada de romântico em lobos, (vide "Dança com Lobos" que quase não aparecem lobos no filme) só, talvez, nos de "Crepúsculo", mas isso não vem ao caso.

Congelei quando Cathy começou a correr para dentro da casa e a puxar todo mundo com ela.

"O que está acontecendo, afinal?" perguntei
"Ah, nada demais" disse ela "Você não acabou de ouvir um uivo de lobo por um acaso?"
"É, não é trote com a novata - no caso, você -, é real." Disse uma menina ao meu lado.

Por que eu tinha que aceitar passar o verão num lugar desses?
Essas eram, com certeza, as férias dos meus sonhos. Ou não.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Clube do Livro NOBEL

Oi pessoal!

Convido vocês a participarem do Clube do Livro NOBEL.

É um espaço destinado a reunir amigos e amantes da leitura, de todas as idades, em um só local para que possam compartilhar opiniões, idéias e sugestões sobre seus livros preferidos.

Venha bater um papo sobre livros que você já leu, ou que você tem vontade de ler.

Local: Livraria Nobel do Shopping Iguatemi - Rio de Janeiro
Data: dia 24 de outubro (sábado)
Horário: às 16 horas.

Este primeiro encontro será conduzido por mim, Vitória Pratini de Castro, e por minha amiga, Bárbara de Széchy Vieira, contando com o apoio dos representantes da Livraria Nobel do Shopping Iguatemi.

Aguardo vocês no Clube do Livro! Vai ser ótimo!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Visitação ao Colégio Aristides Caire

Sexta-feira passada, dia 02 de outubro, visitei o Colégio Aristides Caire, localizado no Méier - Rio de Janeiro.

Participei de um encontro com os alunos das turmas dos 6º, 7º e 9° anos do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio. 

O objetivo era incentivar aos jovens - como eu - a lerem mais, a escreverem e a mostrar-lhes que estudar é essencial, e que ser escritor também pode se tornar uma carreira promissora no futuro. 

Contei-lhes um pouco da minha história, de onde vem minhas inspirações, como é o processo de publicação de um livro e o registro de uma obra na Biblioteca Nacional e como o apoio familiar é importante - sendo necessário dar e receber.


Sorteei alguns livros meus, os professores leram algumas de minhas poesias, e foi simplesmente ótimo! O pessoal era super legal e receptivo, mesmo que um pouco timido. 

Ao colégio, só tenho a agradecer pelo incentivo e pela oportunidade de estar lá, divulgando meu trabalho e incentivando pessoas. Agradeço especialmente à diretora Jacqueline de Paula Lima, à coordenadora Wania de Biase, e à professora Maria Inêz pelo convite e por coordenar o "bate-papo". Também aos professores Christina Fonseca, Vanessa e Paulo, entre outros, pela atenção e pelo tempo de aula cedido para que os alunos estivessem lá. E, claro, aos alunos do CAC por serem ouvintes atenciosos. 
Também a minha mãe por ter me acompanhado e estar sempre me apoiando. 


 


Aqui estão algumas das fotos.
(clique para amplia-las)









P.S.: Desculpe pela demorar em postar as fotos, pessoal. =]

sábado, 3 de outubro de 2009

Livros em Série

Semana passada, finalizei uma das séries que estava lendo.


Não sei por que, mas, livros em série dão muito mais entusiasmo para ler do que um único volume. Acho que é porque parece que os que têm início, meio e fim na própria história não terminam realmente. Quero dizer, ficamos com um gostinho-de-quero-mais. Não é verdade?

Não que TODAS as séries não tenham início-meio-e-fim em um de seus livros. Pelo contrário, a maioria delas tem, mas sempre há um mistério destinado ao próximo ou algo que não foi explicado com clareza. Certo?

Todo mundo já deve saber minha opinião: LER É ÓTIMO!
Quando se trata de uma sequencia ou de uma trilogia então, melhor ainda!

Porém, quando finalmente chegamos ao término de uma história que nos fez feliz por tanto tempo (pois grande parte delas demora anos para ser publicada por completo) e nos mostrou mundos e realidades diferentes, percebemos que:

- adquirimos mais cultura;

- ao ler, rimos, choramos e pulamos de alegria;

- nos sentimos estupefatos e extasiados pelo término;

- nos sentimos felizes quando o final tem cara de “Felizes para sempre”, mas, ainda assim, tristes pelo término de uma série querida;

- o final nem sempre é como esperávamos que fosse;

- não estamos satisfeitos com o destino de TODAS as personagens, ou o amamos ou o odiamos;

- o final, mesmo satisfatório, NUNCA é o suficiente;

- queremos ler cada vez mais e mais sobre o assunto;

- estamos aliviados, pois não precisaremos mais gastar tempo e dinheiro com aquela série de livros específica;

- sabemos de cor a última frase do último livro, se não o próprio parágrafo;

- nos identificamos com pelo menos uma das personagens e que temos uma opinião formada sobre cada uma delas;

- o tempo que gastamos lendo aquela sequencia - derramando lágrimas de tristeza, emoção ou felicidade, amando cada uma das personagens, sorrindo a cada conquista delas – não foi em vão;

- estamos com vontade de ler TUDO outra vez! (seja só o último livro ou a série INTEIRA).

Concordam comigo??

Autógrafos + Bienal do Livro

Olá!

Estive um tempo sem postar, mas lhes garanto que não esqueci, e prometo que hoje postarei diversas novidades para vocês.

Começo dizendo que também estive visitando a XIV Bienal do Livro - Rio - no dia 13/09. Mas não para autografar, e sim para "receber autógrafo" de uma das autoras de livros que sou mega-hiper fã: Meg Cabot.





Para quem não sabe, ela é autora da série de livros "O Diário da Princesa" e "A Mediadora".
Após ficar quase 10 horas na fila (para conseguir pré-senha, então senha, e finalmente o autógrafo) de 400 pessoas, consegui!
Podem achar que sou "exagerada, maluca ou fanática", mas creio que ser fã é isto: estar presente e, talvez, até fazer loucuras para encontrar um ídolo! =D
Fui acompanhada de minha amiga Flavia.


Nós e a Meg!
Autógrafos nos meus livros "A Mediadora: Terra das Sombras" e "Princesa para sempre"

Nesse dia, conheci também a autora Bárbara Malcut (do livro "A Ilha das Pedras Verdes"), que apareceu comigo e com a Mariana Mauro na Reportagem da FolhaTeen "Tenho 16 anos e um livro" sobre jovens autores, escrita pela jornalista Frini Georgakopoulos, em março deste ano. E a reencontrei no dia 19, quando Mariana estava comigo. Puderam, então, as três escritoras encontrarem-se.

Meus amigos: Mariana, Alessandra, Jonatas e sua irmã.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...