segunda-feira, 9 de março de 2009

Devoradores de livros

Sábado, estive lendo o jornal "O Globo", e achei interessante uma matéria que saiu no "Globinho" sobre crianças e adolescentes devoradores de livros - que leem livros de mais de 400 páginas. O enfoque era em quatro jovens, entre 10 e 14 anos, que leram a série de livros "Diário da Princesa", de Meg Cabot, a série "Crepúsculo", de Stephenie Meyer e a de J.K.Rowling, "Harry Potter". Eles disseram que são, muitas vezes, "estranhados" pelos amigos por lerem demais - principalmente na hora do recreio no colégio, mas que essas séries abriram oportunidades para alguns outros livros de mesmo porte.

Considero isso muito legal, e também educativo, pois é raro encontrar jovens que leem hoje em dia. Entretando, devemos levar em conta o que tudo isso implica. Essas pessoas estariam lendo tais livros por ser "moda" entre os adolescentes? Ou talvez por serem "bestsellers", mas nem sempre tão bem escritos como imaginamos.

Deixariam de lado, por exemplo, um livro mais adulto como os de Stephen King? Ou de Tolkien (autor de "O Senhor dos Anéis") por a linguagem ser difícil e a narração muito descritiva? Ou "As Crônicas de Nárnia" de C.S.Lewis - simples mas nem sempre tão atrativa? E quanto aos clássicos - que normalmente só são lidos nos colégios, mas fora dele, os adolescentes não dão tanta importância ? Como, por exemplo, Machado de Assis; José de Alencar; "Odisséia" e "Ilíada", de Homero; "Tristão e Isolda"; "Morro dos Ventos Uivantes"; os livros de Jane Austen; entre outros também conhecidos?
Esses também devem ser lidos sempre e apreciados. Não que, claro, devemos deixar de lado um belo romance adolescente ou uma boa ficção! - é sempre um divertimento a mais, que pode ser comentado com os amigos pois alguns terão "degustado" a versão literária, e muitos outros, a versão cinematográfica, caso a mesma exista.

Acredito que, para ser um verdadeiro "devorador de livros", tem que ler quantidade e diversidade - não desmerecendo, é claro, aqueles que encontraram o ramo da leitura há pouco tempo e aqueles, também, que leem muito mais do que os na mesma faixa etária - por vezes, esses, nem têm interesse por uma boa obra literária.

2 comentários:

Jane C. disse...

Achei bem curioso esse post, pois ele vai ao encontro de idéias sobre as quais eu andei refletindo,a respeito dos meus hábitos de leitura.Não que eu, desde adolescente, leia apenas coisas que estão na moda (na verdade,nesse sentido,só aconteceu mesmo de eu ler Harry Potter e a série Crepúsculo).Mas de fato nunca tive grande interesse por grandes obras como as que você citou. E até mesmo obras brasileiras de grandes escritores eu acabo negigenciando, não por considerá-las ruins ou difíceis, mas talvez por pura falta de esforço.
É, você me deu o que pensar...
Bjs!

Unknown disse...

Passei pelo seu blog inteiro e gostei de todos os seus textos. Minha mensagem segue neste texto, pois aqui você nos ofereceu uma reflexão e tanto, a de que os devoradores de livros devem buscar não só quantidade mas também diversidade.
Parabéns!
Débora

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...