sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Harry Potter: o começo do fim

A primeira parte do longa “Harry Potter e as Relíquias da Morte” parte 1 (“Harry Potter and the Deathly Hallows”) chega aos cinemas este fim de semana e agrada por sua lealdade ao livro. Dividido em duas partes, o filme baseado no romance de J.K.Rowling traz euforia, lágrimas e muita ação.

O mundo bruxo está em guerra, e, desta vez, a vantagem está ao lado do Lorde das Trevas e dos Comensais da Morte. Harry, mais maduro, tem a missão de procurar as Horcrux, fragmentos da alma de Voldemort e, para isso, precisa deixar para trás a tudo e a todos, seu lar e escola – Hogwarts – e aqueles a quem considera mais queridos. Como em toda guerra, há perdas, e o garoto, agora com dezessete anos, sente-se culpado pelos acontecimentos e confuso quanto às ordens que Dumbledore lhe deixou para concluir a tarefa.
Obviamente, seus mais fiéis amigos, Rony e Hermione o acompanham e é justamente aí que a tensão aumenta. Fugindo por serem procurados pelos Comensais, sem notícias da família e tendo pouco progresso em sua busca, a convivência a três se torna cansativa e conflituosa. O filme retrata esse fato muito bem, apesar de rapidamente - como a maioria dos episódios enfrentados por eles – explorando o psicológico não só das personagens, como também atingindo o expectador.
Como deixar de se emocionar nos momentos mais tocantes do filme, de exaltar-se quando uma personagem corre perigo ou celebrar uma vitória no percurso tão tenebroso de nossos heróis.

O ritmo é intenso, as cenas de tirar o fôlego e os efeitos especiais marcantes. Em um piscar de olhos, uma descoberta crucial para a busca do trio torna-se uma cena de ação quando surgem outros obstáculos a ultrapassar e vilões a enfrentar.
Comparado aos outros filmes, o roteiro está mais completo, melhor adaptado da história original e grande parte do longa é retratado fielmente. A licença cinematográfica traz uma pitada de tensão e humor, que se encaixam perfeitamente ao contexto. Certamente méritos do diretor David Yates que depois de "Ordem da Fênix" e "Enigma do Princípe" retorna ao comando da saga, desta vez mostrando aos fãs o que querem ver.

As atuações não deixam a desejar, principalmente do trio Daniel Radcliffe (Harry), Rupert Grint (Rony) e Emma Watson (Hermione), no qual a trama é centrada. Há destaque também para Ralph Fiennes, que de forma brilhante personificou Voldemort novamente, Jason Isaacs e Alan Rickman como Lucius Malfoy e Severo Snape, respectivamente, cujas aparições, apesar de curtas, foram marcantes; Bill Nighy como o Ministro da Magia e Rhys Ifans como Xenofílio Lovegood. Os elfos Dobby e Monstro (Kreacher), cuja presença no livro já tinha sido especial, no filme deram um toque divertido e até emocionante às telas.

Cada vez mais a jornada de Harry fica mais difícil, complexa e comovente, deixando um gostinho de quero mais para o próximo filme - que será lançado em julho de 2011 -, e, ainda, um aperto no peito por sabermos que em breve chegará ao fim a saga que marcou presença por uma década. Tenha sido em uma estante de livros, nos cinemas, em eventos ou nas amizades que fizemos por causa dela.

3 comentários:

Thaís disse...

Nossa, você vai ser uma grande jornalista , amei a resenha... me deixou com ansiedade e mais vontade ainda de assistir ao filme !
Este seu trecho é muito verdade, principalmente a parte das amizades: "Tenha sido em uma estante de livros, nos cinemas, em eventos ou nas amizades que fizemos por causa dela"
EU NAO VOU AGUENTAR ESPERAR ATÉ AMANHÃ!
hahaha, beijos Thaís

SZÉCHY disse...

Bacana! e gostei do visual estilo Londres! (:

Jane C. disse...

Eu tenho problemas com essa coisa de "O início do fim",sabe...Parece que quando chegar o The end no fim do próximo filme,o mundo Potteriano vai acabar.E não vai!Sempre vai estar por aí,nas lembranças de quem construiu amizades,viveu aventuras e alegrias por causa de nossos queridos bruxos.
Anyway,o filme está maravilhoso!Eu vi três vezes e quero ver mais!Achei perfeito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...