quinta-feira, 9 de julho de 2009

Já diziam os sábios..

Outro dia, vi em um site, a seguinte frase como "Sorte do Dia":
"Cada geração se considera mais inteligente que a anterior e mais sábia que a próxima."

Fiquei pensando, por que será?


A inteligência e a sabedoria têm modos distintos de se manifestar, pois a primeira é definida (de acordo com o Dicionário Aurélio) como "intelecto; destrez mental; agudeza, perspicácia" enquanto a segunda, como "grande conhecimento; saber, erudição; prudência, sensatez"

Sabemos, é claro, que devemos respeitar os mais velhos, pois são mais sábios e tiveram mais vivências do que nós. Mas, também podemos nos considerar "mais inteligentes" do que eles pois participamos mais de evoluções e sabemos mais sobre a atualidade, somos perspicazes, estamos cada vez mais integrados à tecnologia, e as próximas gerações estarão ainda mais. Hoje, por exemplo, uma criança de 4 anos (ou até menos!) já utiliza tranquilamente a internet e domina facilmente a tecnologia de jogos eletrônicos (o uso da tecnologia na infância pode ter consequencias futuras, mas é tema para outro post), enquanto, há anos atrás, o navegador de internet era usado especialmente em empresas.

Consequentemente, também, seremos mais sábios e teremos mais vivências que as gerações posteriores. Conheceremos mais os 'riscos' que se deve tomar ou não na vida, demonstrando prudência e sensatez quanto a certas situações. Não podemos esquecer que há o ditado "errando se aprende" e que todas as gerações têm algo a aprender com sua antecessora.

Portanto, sugiro que valorizemos cada momento que passamos "aprendendo" com os mais velhos e também com os mais novos. Cada um deles tem algo a lhe ensinar! Seja através de uma aula, uma conversa, um livro, ou até mesmo de um sorriso, desde que lhe mostre como ser uma pessoa melhor a cada dia.

3 comentários:

SZÉCHY disse...

Vi! Seu texto está ótimo! Concordo... devemos aprender em tudo e todos, sempre!
Parabens, mais uma vez!
Estou morrendo de saudades! sabado esta chegando e eu poderei, finalmente, te dar parabens pessoalmente.
Beijo da foca :)

Lorenzo Tozzi Evola disse...

meu post combina, em partes, com o último parágrafo do seu.

é bom ler-te. :)

Mariana Mauro disse...

Vick!
Mais um texto lindo pra sua coleção!
Esse foi particularmente um dos melhores. E achei o máximo, vc colocar q devemos aprender com os mais novos. Poucos sabem, mas são com eles que aprendemos a sorrir, a errar e a viver...
Bjão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...