terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O aprendizado nunca chega ao fim

Terminei o colégio. Acabou. Não tem mais volta. Podería dizer que foram os melhores anos da minha vida, mas, como afirmar com certeza, se tudo o que vivi na escola compôs minha vida inteira? Desde que me conheço por gente frequento a escola.
Há pouco tempo, cheguei ao Ensino Médio. A infãncia já tinha ido há algum tempo. Era tudo novo, bem, quase tudo, mas a cobrança era maior, assim como a matéria, e ouvi falar, então, constantemente de um obstáculo, ou melhor, objetivo: o vestibular.

Isso tudo passou. O aprendizado inicial, o estresse e as diversões, e cá estou, me formando. Indo para um lugar novo, e por que não dizer, uma vida nova. Agora permanece somente a expectativa do resultado, a lembrança dos momentos bons, e dos conflituosos também, a saudades dos auges tempos que não voltam mais.
A faculdade bate à porta. Farei novos amigos, terei novos professores e uma nova administração. Sentirei, com certeza, falta da escola. Porém, jamais me esquecerei do que passei, de minha turma de amigos, e dos tantos anos que estudei o básico, aquilo que me daria suporte suficiente para a entrada em uma universidade. Procurarei a cada dia seguir em frente sem deixar para trás as experiências vividas.

Eu sei. É tudo muito nostálgico e melancólico. Foi tanto o que passei, tanto o que aprendi. Demorou tanto, e, ainda assim, passou tão rápido. Nem pareceu que terminaria. Lembro-me quando eu estava entrando na quinta série e as pessoas diziam "quando você chegar no terceiro ano.. vai ter que estudar muito para fazer o vestibular". E, bom, aqui estou. 

Estou, ao mesmo tempo, feliz e triste. Lamentando ter acabado, mas ansiosa para o que está por vir, pois sei que o aprendizado nunca chega ao fim. O ser humano tem que estar sempre aprendendo, evoluindo e se atualizando. É um princípio básico de sobrevivência.


Deve ser sempre assim quando se termina o colégio. Um misto de emoções. Tudo novo de novo.


E você? Se já passou por isso, como foi sua experiência? Ou, se não, como imagina que será?

2 comentários:

Lorenzo Tozzi Evola disse...

o colégio é uma boa época.

provavelmente no futuro próximo você dirá "eu era feliz (no colégio) e não sabia". mas não é bem assim.

o colégio é uma péssima época.

provavelmente no futuro médio você dirá "aquele repeteco de informações (no colégio) era um saco. mas não é bem assim.

o colégio foi só uma fase.

provavelmente no futuro distante você dirá "eu gostava daquelas pessoas, mas devia ter namorado mais."

mas não é bem assim.

Jane C. disse...

Eu passei por isso e senti muita falta da escola,também.Aquela rotina,apesar de cansativa,era muito gostosa.Ter cadernos pra cuidar e livros pra ler...Até das provas senti falta.O vestibular demorou um pouco mais para acontecer,mas o final do ensino médio me deixou feliz porque eu estava ansiosa para ingressar no mercado de trabalho.
Costumo pensar que se soubéssemos o que nos espera após a escola,estudaríamos com muito mais dedicação.Seja como for,estar na escola é bom,terminar um ciclo de estudos também.A faculdade é incrível.E estudar para sempre é demais!
Boa sorte nos seus planos futuros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...