segunda-feira, 26 de julho de 2010

Encanto de escrita!

"Escrever é fácil,
você começa com uma letra maiúscula
e termina com um ponto final.
No meio,
coloca as ideias."

Assim disse Pablo Neruda. Mas será? Qualquer um pode escrever, sim. Porém, escrever bem de modo a tocar as mentes e corações de outros com a leveza das palavras, de dar um significado a elas, requer um dom. Uma dádiva dada a poucos.

Quem escreve é autor, narrador e, às vezes, personagem de sua própria história. É quem cria, quem cita, quem revela e é audaz, quem se exalta, constroi e, ao mesmo tempo, destroi e, até, quem cala e quem consente. O escritor é quem dá a voz às palavras, liberdade às letras postas coerentemente em um texto e sonoridade às sílabas organizadas em termos de uma oração. É aquele que com a mesma rapidez que começou, termina, colocando um ponto final e pingando os ís necessários para a finalização de uma narrativa. É, também, quem ilumina os dias de uns e faz correr lágrimas a tantos outros. É quem introduz alguém à leitura, sendo, talvez, responsável pela primeira das muitas alegria da vida de alguém.

Créditos ao diretor de arte
Tuco Egg pelo anúncio
Os poetas, por outro lado, romantizam histórias, idealizam personagens e corrompem corações. São amantes frustrados, que ou amam ou odeiam sua realidade, descrevendo a vida com uma paixão avalassadora pela sua própria arte. Não foi a toa que Mário Quintana escreveu:
"Ser poeta
não é dizer grandes coisas,
mas ter uma voz reconhecível
dentre todas as outras."

Ontem, 25 de julho, foi dia do escritor. Parabéns a todos aqueles que escrevem, encantam e compartilham o seu eu com outros!






Hoje, por sua vez, dia 26 de julho, é dia dos Avós! Parabéns a todas as vovós e vovôs por aí!
Sua meiguice, sabedoria e sorrisos, tenho certeza, é muito apreciada por seus netos, assim como eu aprecio todo o jeito de ser de meus avós! Amo vocês! Os que estão comigo hoje e os que não mais estão.

2 comentários:

Luciano Zamboni disse...

Estou embasbacado com seu texto.
Contradiz tudo o que dizem de sua geração.

Um abraço

Mari disse...

Parabéns atrasado, querida!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...