quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Consumir é destruir?

Consumir é destruir?


Todo mundo já criticou uma ação feita contra a natureza, nem que tenha sido alguém jogando lixo na rua ou o tempo que o outro demora no banho, desperdiçando água. Mas será que todos já pararam para pensar qual seria a solução para que o mundo fosse mais ecológico? Ou melhor, para que a humanidade cuidasse dos recursos naturais de modo que estes não acabassem?

Não. A maioria das pessoas fala por falar, pelo que leu no jornal ou assistiu na televisão. Grande parte não tem uma preocupação genuína e, muitas vezes, se contradiz fazendo exatamente o que criticou. O que propor, então, como melhoria?

Seria o desenvolvimento sustentável a melhor opção?

Segundo especialistas, sim, pois o desenvolvimento sustentável consiste em preservar os recursos naturais, reduzindo o desperdício e a poluição, e, ainda, incentivando a reciclagem e a reutilização. Tal medida também deve ser capaz de suprir as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade de atender às futuras.

A teoria, com certeza, é mais fácil do que a prática. Para que se concretize esse ideal, a humanidade precisa enfrentar diversos obstáculos. Um dentre muitos é o capitalismo, que, desde seu surgimento, impõe inovações constantes e um consumismo desenfreado.

Então, surge a questão: consumir é destruir?
Há certa verdade nisso, pois tudo o que envolve o comércio é um ciclo. Quanto maior o consumismo, maior o uso das matérias-primas e dos meios de produção para suprir a demanda. Quando a demanda é maior, os preços diminuem e as pessoas compram ainda mais. Consequentemente, o consumismo e a degradação ambiental aumentam.

Assim, de certa forma, consumir é destruir. Porém, se considerarmos o consumo de produtos ecológicos ou produtos reciclados, como eco-bags (sacolas ecológicas) e camisetas de fibra pet, não é tão ruim. O desperdício e a degradação são reduzidos.

Portanto, para que o desenvolvimento sustentável ocorra, além da utilização moderada dos recursos naturais, é necessária uma diminuição considerável do consumo de produtos industrializados. Para tanto, conscientizar as pessoas continua sendo um passo importante e todos precisam unir-se por uma causa maior, incentivando o próximo e cuidando do que é de todos.

Um comentário:

Mariana Mauro disse...

Querida Vick,
fico feliz por vc estar escrevendo sobre esse assunto...
Sabe q sou suspeita para falar disso, por ser sua eco-amiga, mas ja está mais do que na hora da população acordar pra crise, não econômica, mas sim ambiental...
É muito fácil falar... Temos que agir! Pelo que vejo você está fazendo sua parte e fico feliz por isso!
Continue assim baby!
Bj da sua best eco-friend!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...