sábado, 14 de maio de 2011

O Fenômeno Harry Potter

Apesar de estar sem vir ao blog há algum tempo, não parei de escrever! 
Para minha alegria, e, acredito, dos meus leitores também! 


Estou participando da TV UERJ Online, que, diariamente, faz um Telejornal sobre a universidade e sobre os assuntos do momento, no seu canal do YouTube. Durante a semana, são gravados outros programas, como o TV UERJ Esportes, o Penúltimas (programa de entrevistas e debates) e o ETC! (programa de cultura e variedades).
Neste último, há um quadro chamado "ETCrítica" que resenha filmes lançados recentemente e fatos importantes ocorridos no mundo cinematográfico. Há duas semanas, escrevi um "ETCrítica" sobre o Fenômeno Harry Potter e o impacto que o lançamento do novo filme, "Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 2", no próximo dia 15 de julho, tem sobre seus fãs.
Confira abaixo:


"O Fenômeno Harry Potter


A espera está chegando ao fim. A tensão aumenta e a ansiedade também. Os fãs estão receosos e a pergunta que não quer calar é: O que faremos depois?



A saga do menino-que-sobreviveu será concluída este ano, em 15 de julho, com o lançamento do filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte 2”. Baseado no livro de mesmo nome, o filme narrará a batalha final entre Harry e Voldemort, e definirá o destino das personagens. Antes disso, porém, o herói tem a missão de destruir as horcruxes remanescentes, fragmentos de alma de seu inimigo. O longa será sombrio, melancólico, tocante e muito movimentado. Marcará o fim. O que virá depois é inesperado. Será épico? Para alguns, talvez. Para outros, somente mais um blockbuster que encerra suas atividades antes que a qualidade decaia.

Ainda assim, para aqueles que realmente acompanharam a evolução das personagens, do enredo em si e de todos os aspectos da produção cinematográfica, o final fará toda a diferença. Se os ânimos foram acalmados com o lançamento do DVD da primeira parte, a disponibilização do trailer oficial do longa na última quarta-feira, aumentou a expectativa dos fãs para o que está por vir, bem como o receio. Será que vai ser tudo aquilo o que imaginamos? De alguma forma nos decepcionaremos? O fim, tão esperado e tão temido, ainda nos fará compartilhar risos e lágrimas com amigos que fizemos por acaso, por conseqüência do destino, ou, melhor dizendo, pela influência da saga potteriana.

E pensar que em 1997 chegava às livrarias brasileiras o primeiro livro da série, tão mágico e inocente, mostrando personagens carismáticos e um mundo no qual todos nós gostaríamos de imergir. Como em um momento de nostalgia, diremos que na época tudo era mais simples, tínhamos mais tempo para ler e que o bruxinho nos ajudou em nossa formação pessoal. Verdade ou não, passados 14 anos e sete livros depois, as personagens cresceram, amadureceram e ganharam maiores responsabilidades. Bem como seus fãs, influenciados pela personalidade marcante de Harry, Ron, Hermione e tantos outros, conhecidos desde que Hogwarts foi vista pela primeira vez, nas páginas ou nas telonas.

O carisma e a afeição adquiridos entre expectadores e personagens, nos cinemas, pelo menos, não seria possível sem os atores que os interpretam – uns com mais maestria que outros, como os grandes Alan Rickman, Gary Oldman, Michael Gambon, o falecido sir. Richard Harris,entre outros; sem contar os jovens principais Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint que cresceram em frente às telas e certamente ficarão marcados pelos papéis dosbruxinhos. Não adianta mudar o cabelo, o figurino ou aparecer nu no teatro! Eles sempre serão os amados Harry, Ron e Hermione.

Após acompanhar os sete anos destes, os fissurados pela saga sentem um aperto no coração: como se desvencilhar de algo que os acompanhou por tanto tempo? Não haverá mais estréias, filas para enfrentar ou livros para ler. E agora?"


Espero que os fãs potterianos tenham se identificado. Aguardo opiniões.
Veja também a postagem original aqui

2 comentários:

Lucinei Campos disse...

O fim desta saga está chegando, mas a questão que me leva a pensar é: será que vai acabar como o livro mesmo? Eu acho que aqueles 19 anos depois foi tudo, de muito ruim!

Mas, como devemos e queremos saber é, o que faremos depois! Crepúsculo? Prefiro ficar com Transformes 3, o lado oculto da lua mesmo.

Adoro seus escritos!

Prof. Fernando Guilger disse...

Boa pergunta.
Eu mesmo fiquei sem saber o quê fazer, após terminar de ler o sétimo livro.
Quando terminava um dos livros, vinha aquela ansiedade, aquela espectativa para ler o próximo livro...
Mas, quando me deparei com o fim do sétimo livro, uma pergunta me veio a mente, mais di que isso, um desespero.
Não havia mais Herry Potter para ler.
Não sei se concordarás comigo, mas HP, ao menos nos livros, não terminou como o Senhor dos Anéis, em que você sente que realmente chegou ao fim, de que leu uma história completa.
Harry Potter terminou como um livro que necessita de continuação, de que ainda havia muita história pra contar. Uma prova, talvez, de que nem sempre é bom terminar no auge da fama.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...