domingo, 6 de junho de 2010

A televisão influencia as massas?

    Os meios de comunicação exercem um papel importante no cotidiano dos cidadãos. É deles que vem a informação. A televisão é um dos que mais influem nos hábitos e na maneira de pensar da população, utilizando uma linguagem mais prática e acessível a quem assiste à sua programação, como, por exemplo, as novelas.
    A maioria dos telespectadores acompanha diariamente as novelas de televisão. Estas procuram retratar a realidade brasileira de uma forma idealizada, onde os personagens, tanto ricos quanto pobres, usam roupa de marca, lançam moda em seu meio social e têm do bom e do melhor.
    Essas novelas, ao utilizarem uma linguagem popular e de fácil acesso às massas, retratam o dia-a-dia da população em geral e trabalham com temas polêmicos da sociedade. Assim, a população se identifica com o que é retratado, tanto com esses temas quanto com as realidades apresentadas. Além disso, tais programas acabam influenciando atitudes, decisões e o consumo de certo setor da população. O que aparece nas novelas é a nova moda nas metrópoles brasileiras.
    Pelo seu fácil acesso e entendimento, as novelas televisivas atraem cada vez mais a atenção da população brasileira e, além de explorar quadros atuais da sociedade, contribuem para influenciar no exercício da mídia sobre os cidadãos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...