domingo, 26 de setembro de 2010

Escritores de mistério ou investigadores criminais?

Sempre adorei seriados de investigação criminal, tais como CSI e NCIS, e eventualmente Cold Case. Poder a cada semana acompanhar personagens marcantes em histórias bem desenvolvidas, conhecendo um pouco mais dessas profissões através da ciência forense e dos dialogos com termos técnicos, é realmente adquirir uma cultura diferente da qual estamos acostumados. Além dos seriados, existem, é claro, os livros, que nos dão uma visão diferente e nos colocam realmente no personagem, seja ele detetive, agente do FBI, legista ou até mesmo ladrão ou assassino.

Porém, dentre todas essas séries, meu grande achado foi "Castle", pois não é uma história tipica. O seriado, genial e divertido, retrata um autor bestseller de mistérios policiais que se vê frente à oportunidade de auxiliar a polícia de New York em casos de investigação criminal.
Tais eventos são culminados pelo fato de um assassino estar usando os livros de Richard Castle (Nathan Fillion) como referência para seus crimes. O escritor, obviamente, é chamado para prestar depoimento.
Posteriormente, resolvido o caso, Castle resolve acompanhar a detetive Kate Becket (Stana Katic) nos demais casos do departamento de polícia, por tê-la como musa inspiradora para sua nova série de livros policiais, cuja personagem é Nikki Heat (baseada em Becket).
Além de mostrar a tradicional ciência forense dos demais seriados, "Castle" explora a resolução dos casos de forma diferente: entre os típicos metódos policiais dos detetives, há, também as ideias mirabolantes do escritor: "o que ele faria se estivesse escrevendo aquela situação?".
À medida que Richard e Kate trabalham juntos, entre suas discussões cotidianas, eles desenvolvem uma relação afetiva, apesar de Castle ser popular, bastante sociável e talvez até um pouco inconsequente. O seriado, mostra, ainda, como o escritor se porta em casa, ao cuidar de sua filha adolescente e de sua mãe, atriz de teatro em busca da fama.


O mais interessante, porém, é acompanhar o desenrolar de seu dias, com a cobrança de sua editora e a repercussão que sua nova série de livros tem na história. Richard reune-se, eventualmente, com outros escritores criminalistas e de mistério, porém reais, como James Patterson, Stephen J. Cannell e Michael Connelly.

Com o sucesso do seriado (que tem os episódios da segunda temporada exibidos pelo AXN aqui no Brasil e sua terceira temporada iniciada essa semana nos Estados Unidos pela ABC), foram lançados os dois livros que Richard Castle escreveu sobre a personagem Nikki Heat para que os fãs da série possam lê-los. Entretanto, não é possível saber quem realmente os escreveu pois o autor é referido como o personagem ficcional Richard Castle.
"Heat Wave" e "Naked Heat" estão disponíveis para venda, em inglês, nos sites da Amazon e da Livraria Cultura, e para leitura on line do site oficial da série.
Estou ansiosa para ler estes livros e para assistir à terceira temporada de "Castle".

3 comentários:

Lucinei Campos disse...

Olá,

um seriado do qual me interesso atualmente é Dexter. É frio, mas muito inteligente nas questões e parâmetros humanos. Aconselho que veja ao menos um episódeo caso não já tenha visto.

Muito bom o blog!
Parabéns.

Ana Beatriz disse...

Vitória, finalmente vim aqui visitar seu blog. Está lindo e bem interessante.

Como você, sou amante das séries criminais. Algumas são mais leves, como Castle, outras nem tanto, como a minha predileta, Criminal Minds.

São ótimo entretenimento e, por incrível que pareça, ensinam-nos algumas coisas bem interessantes. Às vezes, acho que, de tanto vê-las, já sou capaz de desvendar um crime. HAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Um beijinho,
Bia

Jane C. disse...

Não gosto muito deste estilo,embora às vezes me interesse por Cold Case. Mas minha preferência mesmo é por comédias. rs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...