sábado, 17 de abril de 2010

Saco é um saco!

Já parou para pensar em quantos sacos plásticos você usa por dia?
Se a cada compra que faz, recebe pelo menos um, e você faz no mínimo duas compras por dia, somando-se ao fim do dia, quanto terá?

E não venha dizer que não faz compras todos os dias pois o mundo capitalista em que vivemos nos "obriga" a fazê-lo. Nem que seja na farmácia, padaria ou supermercado.
Às vezes, inclusive, para carregar um só produto, uma caixa ou uma garrafa, é preciso duas sacolas pois os plásticos não são resistentes e frenquentemente rasgam com o peso.

Entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumida em todo o mundo anualmente. No Brasil, cerca de um trilhão de sacolinhas são distribuídas por hora! Achou muito? A natureza também.

O panorama do mundo só vai piorando no quesito de degradação ambiental. Quanto mais sacolas plásticas usamos, mais jogamos fora e menos elas são absorvidas pelo ambiente. Usando hoje, prejudicamos o amanhã.
As sacolinhas, tão práticas e gratuitas, têm um alto custo ambiental: além de levarem 100 anos para se desfazer no ambiente são produzidas a partir do petróleo ou gás natural (dois tipos de recursos não-renováveis), água e energia são gastos e gases de efeito estufa e efluentes são emitidos.
São, também, um malefício para a natureza, para as cidades e, consequentemente, para nós, seres humanos.

Depois de servirem para o transporte das compras, a maior parte das sacolinhas é reutilizada para o lixo, mas, inevitavelmente, aquelas que rasgam ou são desnecessárias, seguem direto para a lixeira, sem nem mesmo terem sido separadas para a reciclagem.
Muitos sacos e sacolinhas saem voando, outras são jogadas de qualquer maneira pela cidade. Elas ajudam a entupir bueiros, ou se agarrar à fios de alta tensão, árvores, arbustos, ou acabarão boiando em águas que acabam chegando aos oceanos. Nas cidades, as sacolas plásticas descartadas incorretamente agravam as enchentes e empoçam água das chuvas, podendo tornar-se focos de doenças. Na natureza, podem ser ingeridas por animais, que sufocam ou engasgam ao confundí-las com alimentos.

Entretanto, existem alternativas para as mesmas: recuse-as em suas compras e adote uma sacola reutilizável (eco-bag), caixa de papelão ou carrinho de feira. O uso de Eco-bags, além de ser benéfico para o ambiente, é um charme. Elas podem personalzadas e ter qualquer tipo de imagem, mensagem ou texto que você queria, não necessariamente relacionado a ecologia.


A campanha do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a WWF-Brasil e diversas organizações e empresas, propõe a campanha "Saco é um saco", que busca incentivar a redução do uso de sacolas plásticas no Brasil. Com o lema "Recuse, reduza e reutilize" procura diminuir o impactos que as sacolas têm no ambiente e promove alternativas para o uso delas: "Basta dizer 'Não, obrigado' quando oferecerem uma. Basta adotar uma sacola retornável ou outra alternativa. Basta olhar com outros olhos para nossas ações cotidianas."


E aí, já recusou uma sacola hoje?

Fonte de informações: "Saco é um saco".

3 comentários:

Mariana Mauro disse...

Oi Vick!
AMEI o post! Realmente, saco é um saco! Sempre quando leio algo a respeito, me vem na cabeça a imagem de uma tartaruga comendo um saquinho de supermercado...
As alternativas suntentáveis devem ser implementadas na nossa rotina. Mas não devemos esquecer, que não adianta ter só uma "eco-bag". Temos que estar sempre com ela... Se não, o ciclo vicioso continua!
Adorei esse post, eco-friend!!
Beijos!!

Anônimo disse...

Excelente postagem! Antigamente, eu estou meio antiga, enfim, antigamente a gente levava sacola pro supermercado. Não tinha essa fartura de sacolinha plástica. Tinha no máximo um cartucho de papel. Daí, vieram as sacolinhas e o velho hábito de levar a sua própria sacola pro supermercado foi ficando para trás. Parece que levar a sacola de casa é um retrocesso, mas não é! Só se for no sentido de voltar atrás num erro grave que cometemos. Há bastante tempo eu deixei de trazer as sacolinhas pra casa. Vou a todos os lugares com uma sacola dentro da bolsa. Não custa nada, né? Se resolvo passar na farmácia, no mercado, tiro a sacola da bolsa... Mas veja só o que acontece: Muitos comerciantes e comerciários insistem em embalar as mercadorias nas sacolinhas pra colocar dentro da minha sacola! Acho que eles imaginam que estão atendendo melhor, sei lá. E quando insisto em não levar as sacolinhas pra casa, eles riem! Não é um saco isso, Vitória? Beijão.

SZÉCHY disse...

Hey, Vi! Fato que saco é um saco e o texto ta bom e eu adorei esse preto com roxo que você pôs! Ficou a sua cara!
Beijocas da mana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...