terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Livros, muitos livros

Ultimamente tenho lido bastante. Na verdade, me acostumei a sempre estar lendo algo - a ter um livro separado e outros mais na sequencia quando eu terminar o anterior. Mas, nestas duas últimas semanas de férias, consegui ler quase três livros - ou seja, mais do que nestes dois meses inteiros de janeiro e fevereiro. Não é que eu tenha perdido o hábito por algum tempo nem nada assim - não me leve a mal - porém, para ler tenho que parar (no caso, sentar-me) e me concentrar. Não que isso requeira muito. Dependendo da história (sendo ela envolvente) é possível lê-la em um local barulhento sim.

E assim, finalmente consegui terminar a série de livros de "Os Mundos de Crestomanci" de Diana Wynne Jones, quando, depois de uns dois ou três anos, o último volume foi lançado. A saga fictícia situa suas histórias em diversos "mundos" paralelos onde a magia é comum ou não, e dos quais Crestomanci - nome dado ao cargo ocupado por um mago de nove vidas - tem o dever de coordenar e impedir que as pessoas comuns sejam prejudicadas pelas outras, mágicas. Os livros são curtos, e, em partes, cansativos de serem lidos, mas, uma diversão para o tempo livre de qualquer um - quando cada vez mais nos interessamos pelas diversas peripécias enfrentadas por Crestomanci. Apesar de o mago ser o principal, a história não é contada pelo seu ponto de vista, mas normalmente, pelo de crianças que possuem magia.


Outro livro que li - em apenas dois dias - foi "Avalon High" de Meg Cabot. A história é como uma "releitura" da lenda de Rei Arthur em um romance adolescente, onde uma garota que recebeu o nome de Elaine, Lady de Shallot - pois os pais são professores universitários especializados na Idade Média - vai com eles para uma nova cidade e sua vida, ao entrar no High School, começa a apresentar semelhanças àquela vivida por Rei Arthur, Guinevere e Lancelot na lenda - até que ela se apaixona pelo suposto "novo rei Arthur"! É uma leitura contagiante e para quem aprecia contos da Idade Média (como eu! haha), representa uma nova visão da história. Inclusive no início de cada capítulo há uma estrofe do poema medieval "The Lady of Shalott" do inglês Lord Tennynson - e isso torna o livro ainda mais interessante.


O terceiro e último - que surpreendentemente li em um dia inteiro (ainda fazendo pausas para sair e depois assistir a um filme!) - é Sorte ou Azar? também de Meg Cabot. Conta a história de uma garota chamada Jean (conhecida como Jinx por ser desastrada e azarada demais) que se muda para casa dos tios em Nova York (por um motivo aparentemente misterioso para os leitores) e lá encontra sua prima, Torry, totalmente mudada e dizendo-se ter um coven de bruxas - do qual quer que Jean participe. Quando Jinx se torna amiga de Zach - garoto por quem sua prima está apaixonada - Torry resolve se vingar e a história se torna mais cativante. Para nós leitores, Torry realmente é muito chata e faz coisas ruins com a prima e cada vez mais queremos saber o que vai acontecer às duas. O livro é pequeno, com linguagem divertida, que vale a pena ser lido. Inclusive o que é interessante das obras de Meg Cabot é as muitas referências que ela faz a séries, filmes e livros que os personagens apreciam.

Preparações para a volta às aulas

Olá!

Passei um tempo sem atualizar o blog. Não sei realmente se foi por falta de tempo ou mesmo por falta de inspiração que não estive por aqui, mas espero que agora consiga postar com mais frequencia.

Amanhã retornam minhas aulas no colégio. Estou bastante ansiosa, pois, é claro, após dois meses "fora da rotina" - digamos assim - a readaptação será.. um desafio. Pelo menos, é o que acho. Mas, talvez, nem seja tão desafiante assim retornar ao dia-a-dia normal. Conto também em
rever os amigos, os professores, e claro, o bom estudo - acompanhado de trocentos livros, cadernos e anotações. Muitas pessoas também retornaram - se não semana passada - no início desta semana às aulas, e a impressão das mesmas foi de felicidade e alívio de ter algo para fazer (alguns consideram as férias "época de não fazer nada durante o dia"), apesar de haver certa preocupação para com os estudos. Espero que todos tenham aproveitado as férias, sejam elas de colégio, faculdade ou trabalho.

A foto acima - como vocês devem saber - é de uma miniatura da representação da cena de "Branca de Neve e os Sete Anões" da Disney, onde ela cumprimenta os anões quando os mesmos estão indo para o trabalho e cantam a famosa músiquinha "Eu vou, eu vou pro trabalho agora eu vou.." (e depois ao voltar para casa, só modificando o complemento de "eu vou").
Eu estava procurando imagens aqui no pc e ao encontrar essa, lembrei-me da sensação de estar indo também - ao pensar na volta às aulas - e quem sabe, cantando, como eles.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...